Procurar na web

Novo Live Messenger no Brasil

De surpresa, ontem Steve Ballmer, CEO da Microsoft, apareceu aqui no Brasil. Deu uma palestra a estudantes da USP, e de quebra, apresentou o novo Windows Live Messenger. Já tem um site explicando as novidades no ar; corre lá (está fora do ar nesse momento), ou siga-me abaixo, para comentarmos as novidades mostradas.


O Windows Live Messenger, ou MSN para os íntimos ( ), é o veterano programa para troca de mensagens via Internet da Microsoft. Ou, pelo menos, era. Já sabíamos, mediante alguns vazamentos ocorridos do outro lado do mundo, que ele mudaria drasticamente. Dito e feito.

De programa de bate-papo, o Live Messenger passará a ser um HUB social, agregando contatos e suas respectivas presenças em redes sociais. Há muito alarde nessa interação entre Windows Live e outras redes sociais, mas o que aos olhos do público (e de boa parte da mídia, vale dizer) é novidade, tem mais status de "relançamento". Desde a Wave 3, do final de 2008, já é possível "linkar" contas Windows Live com outras redes sociais. A bem da verdade, o que o novo Live Messenger faz é evidenciar isso, já que, na prática, pouca gente notou e, menos ainda, deu-se ao trabalho de fazer as ligações sociais em suas contas...

Isso, nem de longe, é ruim. Uma das "fraquezas" do Windows Live é justamente o abandono por parte dos usuários de serviços e programas além da dupla Hotmail e Live Messenger. Usar esses dois para alavancar a tal "experiência Windows Live" parece uma estratégia inteligente.

Enfim, agora as "atividades da Web" do Windows Live terão destaque na tela principal do Live Messenger; a lista de contatos, ainda existente, tem menos foco. E nela, aliás, reside uma grande dúvida, ainda não dirimida. No blog oficial, é dito que haverá uma lista única de contatos; que os do Facebook (Chat) seriam integrados ao Live Messenger, já sabíamos, mas será que isso se estende a outras redes?

Sobre o Live Messenger em si, vamos às novidades:

Vídeoconferência em alta definição;
Bing em tudo que é canto;
Atualizações de status sincronizadas;
Aplicativos para os principais sistemas operacionais móveis do mercado (smartphones).

Ainda existem outras, mas essas merecem comentários mais detalhados e imagens. Começando pelas abas, requeridas pelos usuários desde... sei lá, desde que o programa existe:

A jump list do Windows 7 ganha nova utilidade no novo Live Messenger: acesso direto aos contatos favoritos. É mais uma utilidade às estrelinhas, que, atualmente, colocam os contatos em destaque na lista deles.

A vídeoconferência, agora com suporte a streaming em alta definição, pode receber imagens do Bing ou do Live SkyDrive. Soa bastante interessante, mas haja banda para aguentar dois vídeos 720p mais imagens simultaneamente!

Um recurso muito legal, mas pouco comentado, é a possibilidade de definir status diferentes para cada grupo de contatos. Digamos que no fim de semana você só queira falar com amigos e parentes, nada de contatos do trabalho; basta definir o status offline para o grupo de contatos profissionais. Uma inovação muito bem-vinda!

Fonte: http://www.winajuda.com/2010/04/29/steve-ballmer-live-messenger-brasil/